A prefeita de Saquarema Manoela Peres usou as redes sociais na noite desta quinta (15) para denunciar o uso de inteligência artificial (IA) em montagens de vídeo na internet. No vídeo, ela mostra um recorte de um trecho do podcast apresentado por ela em que, por conta do uso da IA, a prefeita aparece falando fluentemente em espanhol e inglês.
Manoela disse acreditar que essa é uma função que pode “facilitar a vida”, mas se mostrou preocupada por conta de possíveis ‘fake news‘ que podem ser produzidas. “Da mesma maneira que traduziram só o que eu estava falando, poderiam colocar qualquer palavra na minha boca, porque até os lábios da gente pronunciam as palavras que estão sendo ditas. Então, fica muito confuso de você distinguir o que é real e o que não é”, afirmou.
A alcaide saquaremense lembrou do momento político conturbado que a cidade vive. “A gente está vivendo um momento, principalmente esse momento político, em que estamos vendo tanta coisa. Vocês estão vendo como eles estão jogando sujo e várias fake news saindo por aí”, pontuou.
“Eles podem usar a nossa imagem e colocar qualquer palavra na nossa boca, falar que a gente está falando qualquer coisa, usar um áudio nosso e deturpar tudo que a gente está falando. É possível captar a nossa voz e treinar um robô para falar com o mesmo timbre de voz da gente. Então fica o alerta para vocês”, completou Manoela.
A prefeita deixou um alerta para a população. “Não acreditem em tudo que vocês estão vendo, não compartilhem essas informações, porque a tecnologia, a inteligência artificial, ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Quando ela é usada de maneira correta, para o bem, ela pode facilitar muito a nossa vida, agora quando ela é usada principalmente por pessoas ruins, de maneira errada, ela pode prejudicar muita gente”, concluiu.