Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas muitos cuidados devem ser tomados para ajudar o organismo a suportar tamanho calor, e com os animais isso não seria diferente. É fundamental estar atento aos cuidados necessários para proteger os animais do calor excessivo, principalmente quanto ao perigo das queimaduras nos coxins, as almofadinhas das patinhas dos pets.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) destaca a importância desses cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos animais durante os passeios nesta temporada.
“Durante o verão, as altas temperaturas podem resultar em danos sérios às patinhas dos animais, causando desconforto, dor e até lesões mais graves, como queimaduras de 1°, 2° e 3° graus, ou até a internação, quadro em que a temperatura do animal ultrapassa os 42°C e tem alta letalidade. É crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança e a saúde dos nossos companheiros de quatro patas”, destacou Marco Antônio Andrade Rodrigues, conselheiro do CRMV-RJ.
O conselheiro ainda orientou os responsáveis a realizarem passeios em horários mais frescos, como início da manhã (até às 07h) ou final da tarde (após às 19h30), evitando os momentos de maior incidência solar e temperatura elevada da superfície.