spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Lagoa de Imboassíca, em Macaé, ganha liberação para o banho

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou, nesta terça-feira, 9, que a Lagoa de Imboassica, em Macaé, está própria para banho. O índice positivo faz parte do Boletim de Balneabilidade, que é monitorada quinzenalmente pelo órgão. O monitoramento foi realizado pela manhã por técnicos do Inea em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e a Guarda Ambiental.

O superintendente regional do Inea, Ronaldo Paes Leme, acompanhou todo o monitoramento e explicou que o trabalho de coleta é feito em outras lagoas e praias no estado. “Já há vários boletins que a Lagoa de Imboassica é avaliada como balneável”, afirmou. Ele disse que, além da balneabilidade, o Inea faz a análise e acompanha a evolução da qualidade da água para chegar aos resultados de oxigênio, PH e outros índices, uma vez que a balneabilidade verifica os índices de coliformes fecais (bactéria presente no homem e em animais).

A lagoa é uma das opções de lazer e recreação mais procurados no município e faz parte do Sistema de Monitoramento desenvolvido pelo Inea. Os resultados informam à população as condições da água para banho. Os técnicos explicaram que existem fatores que influenciam para que a lagoa esteja balneável, como as obras de saneamento que têm sido feitas no município para a saúde e a qualidade de vida da população, principalmente, no entorno da lagoa.

Os resultados dos monitoramentos são divulgados regularmente pelo Inea, através de boletins, após as amostragens dos fatores que influenciam a presença de indicadores bacteriológicos nas águas.

Técnicos do Inea avaliam qualidade da água da lagoa

Os técnicos do Inea percorreram de barco toda a lagoa nesta terça-feira. A chefe do Serviço de Amostragem do Laboratório Central do Inea, no Rio de Janeiro, Bárbara de Sousa, realizou o monitoramento. Segundo ela, a balneabilidade é avaliada quinzenalmente e a qualidade da água a cada seis meses, sempre levando em conta os parâmetros físico-químicos da água.

A secretária de Ambiente, Isaura Monteiro, falou da importância da parceria com o Inea no município. “É uma gestão integrada e participativa e a balneabilidade da lagoa é importante para os cidadãos”, destacou. A Guarda Ambiental deu apoio e suporte para a ação e o comandante Carlos Almir também acompanhou de perto o trabalho. “Estamos prontos para garantir todo o apoio nesta ação que é de muita importância para a população”, concluiu o comandante.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img