spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Macaé intensifica o combate à prolifieração do Aedes Aegypti

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

As altas temperaturas e chuvas constantes são condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, no aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, está intensificando suas ações de combate ao inseto durante todo verão.

Nesta sexta-feira, 05 , foi realizada uma reunião estratégica para traçar novas ações, tendo como foco principal os trabalhos de educação em saúde, com orientação da população para que redobre os cuidados para não deixar água parada e o serviço de vistoria dos agentes de endemias.

O coordenador do Cevas, Luan Campos, lembra que o controle do mosquito só é possível em uma ação conjunta com a população. “Como o desenvolvimento do mosquito é muito rápido, em torno de sete dias, é preciso que os moradores façam uma vistoria semanal de seus ambientes, principalmente após as chuvas”, alertou.

Ele acrescenta, que a atuação da Cevas vem focando em três frentes: Ações de campo; Educação em Saúde e Publicidade. “De acordo com os dados, 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Estamos num período onde o ambiente é apropriado para proliferação do vetor, e por isso, os cuidados têm que ser redobrados”, pontuou.

A partir de segunda-feira (08), serão intensificadas as atividades de Educação em Saúde da Cevas. Durante o mês de janeiro, às segundas, quartas e sextas agentes estarão em algum ponto de grande circulação da cidade, fazendo orientação quanto ao vetor, além de atender às solicitações da população. Na segunda (08), o trabalho será no Terminal Central, quarta (10), na Lagoa de Imboassica e Praia do Pecado e na sexta-feira (12), Praia dos Cavaleiros.

Levantamento – Para que todo trabalho seja efetivo, principalmente nos locais mais sensíveis, será realizado entre os dias oito e 12 de janeiro, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa).

“O Liraa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que faz uma amostragem da distribuição da infestação por tipo de criadouro em cada bairro e localidade da cidade. O resultado fornece um mapa que nos ajuda a definir quais medidas devem ser tomadas em cada ponto do município, contra o mosquito”, contou Luan.

Na oportunidade, o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, destacou que os agentes de endemias atuam o ano inteiro no combate ao Aedes, mas eles têm encontrado resistência para adentrar em residências. “A visita domiciliar territorial faz parte da rotina dos serviços da coordenadoria. Nas visitas, os agentes fazem a identificação e o tratamento químico de focos do Aedes aegypti e outros mosquitos”, explicou.

Ele disse, que durante as visitas os agentes também reforçam com os moradores a importância da adoção de medidas simples que evitam o aparecimento de criadouros de mosquitos, como a limpeza de ralos, calhas e comedouros de animais, além da eliminação de depósitos que acumulem água.

Sintomas – De acordo com Ministério da Saúde, os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. As arboviroses podem ser fatais.

Cuidados – A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img