spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Cabo Frio não terá show de fogos no Réveillon

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Faltando dois dias para o Réveillon, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, anunciou que a queima de fogos de artifícios foi cancelada. A decisão foi da Justiça após recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

A Prefeitura de Cabo Frio havia lançado um edital para contratar uma empresa para realizar a queima de fogos. Mas nesse documento não foi indicada a obrigatoriedade sobre os fogos serem de baixo estampido, conforme Lei Municipal 3.632/2022.

A Justiça entendeu que a administração municipal teve tempo de se preparar, já que a normativa é de 2022. A multa prevista é de R$ 500 mil e para tentar não cancelar o show pirotécnico a prefeita chegou pedir revogação da lei na Câmara Municipal; o que não aconteceu.

TURISMO

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do HotéisRIO aponta que Arraial do Cabo e Cabo Frio estão na lista das 10 cidades mais procuradas pelos turistas para a festa de Réveillon do interior.

E a notícia do cancelamento da queima dos fogos deixou o setor preocupado. Carlos Cunha, presidente na Associação de Hotéis de Cabo Frio, disse que mesmo sabendo do risco de não ter fogos, era difícil de acreditar que iria se concretizar. “Nesses anos todos trabalhando com turismo, esse talvez foi o golpe mais duro sofrido. A decepção no rosto de nossos turistas é visível. Muitos hoteleiros comentando estarem sem coragem de dar a informação aos hóspedes. Pelo que acompanhamos, a crise é mais que política, afinal, a Lei que proíbe fogos com estampidos data de 2022”, explicou.

O QUE A PREFEITA DIZ?

Segundo informações a prefeita teria exonerado três mil servidores comissionados, indicados pelos vereadores. E após isso a queima de fogos foi cancelada através de um comunicado gravado em vídeo pela própria Magdala.

“Eu, enquanto prefeita, eu tenho a grande responsabilidade de tomar decisões dentro do escopo legal mesmo sabendo que, por vezes, elas podem ser mal interpretadas ou alvo de críticas infundadas, visando desestabilizar a minha posição enquanto gestora. No que diz respeito à celebração do Ano Novo, infelizmente, meus amigos, nós fomos impedidos pela presidência da Câmara que não colocou em votação nosso projeto que, é claro, tornaria a nossa festa ainda mais linda. Com isso, o Réveillon de Cabo Frio, infelizmente, não terá fogos de artifício”, frisou.

Magdala ainda disse que acredita estar passando por uma retaliação política. “Embora nós estejamos enfrentando essa retaliação política eu quero assegurar a todos que essa passagem de ano em Cabo Frio ela será um momento de união, celebração e reflexão”, completou a prefeita.

FESTA DA VIRADA

Apesar do cancelamento do show pirotécnico, a cidade de Cabo Frio manteve os atrativos para a festa da virada. “Nós estamos explorando várias alternativas criativas para que essa virada seja especial e memorável, mesmo sem os tradicionais fogos de artifício”, disse Magdala Furtado durante o vídeo.

A Prefeitura preparou uma programação que conta com apresentações musicais nos dias 30 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro, na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios.

A virada do ano na Praia do Forte, vai ser com a cantora Paula Fernandes, mas antes, às 21h, a cantora Raylane também sobe ao palco. Em Tamoios, a chegada de 2024 será celebrada com o Grupo ImaginaSamba. O dia primeiro de janeiro será de bênçãos com os shows gospel. Na Praia do Forte, às 21h, sobe ao palco o cantor Samuel Messias. Já em Tamoios, a noite de celebração será com Marquinhos Gomes, que se apresenta também às 21h. Na Praia do Forte e em Tamoios, a partir das 15h, terá apresentação local de Felipe Guebel, no primeiro distrito, e Dj Carlinhos no Pontal de Santo Antônio.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img