Natal é época de reunião da família, troca de presentes e a tradicional ceia com tudo que tem direito: rabanadas, peru (ou chester), lombo, bolo de nozes, frutas cristalizadas, panetone, entre outras guloseimas. Para quem está fazendo um regime ou precisa ter uma alimentação mais equilibrada, é um momento complicado. O que comer na ceia sem comprometer a saúde?
O ErreJota Notícias fez essa pergunta à nutricionista Rosiane Soares, formada na Universidade Federal Fluminense (UFF) e que trabalha com terapia alimentar voltada a TEA (Transtorno do Espectro Autista) e reeducação alimentar para emagrecimento e vida saudável. “Podemos sim manter a saúde sem perder o sabor, fazendo substituições inteligentes e nutritivas”, afirmou a especialista.
No lugar da famosa maionese de batatas, pode-se fazer um salpicão de cenoura, com cenoura ralada, repolho roxo ralado, milho, nozes picadinhas, iogurte integra ou desnatado e caldo de limão. “Se quiser pode adicionar frango desfiado”, sugere Rosiane.
A farofa com bacon, sempre presente na ceia, o bacon pode ser substituído pelo alho poró, amêndoas, nozes e pistaches.
As sobremesas a base de hidrogenadas, leite condensado e chocolate ao leite, ricas em açúcar e carboidratos pobres, são praticamente proibidas para quem é diabético, por exemplo.
“Podem ser substituídas por frutas frescas com ameixa, abacaxi, mação, uvas, morango e manga. Pode ainda fazer um saboroso creme de abacate com chocolate meio amargo. A famosa rabanada, se não der para tirar do cardápio, fazer assada usando leite desnatado e adoçante em pó e canela”, recomenda Rosiane. Os refrigerantes podem ser substituídos por sucos naturais.
E em relação ao restante da ceia? “As proteínas que são muito variadas, podemos optar por carnes magras, assadas como o peru, o frangão, e o lombo suíno ao invés do pernil. O bacalhau podemos fazer com brócolis, cenouras, pimentões coloridos e picles. O arroz branco pode ser substituído pelo arroz integral colorido com lentilha, cenoura e salsinha”, sugere a especialista.
Além disso, de acordo com a nutricionista, é recomendável se hidratar bastante, bebendo muita água. Outra recomendação é com relação aos temperos. “Usar os naturais, como alecrim, alho, manjericão, cebola, salsinha, páprica, entre outros”, aconselha.
Rosiane ainda passou uma receita especialmente para os veganos e simpatizantes deste estilo de vida.
Risoto de cenoura com cogumelos
Ingredientes:
1 xícara de arroz integral cozido
1 cenoura
1 xícara de de café de leite de castanhas
3 colheres de sopa de biomassa de banana verde
1 colher de café de páprica picante
1 xícara de brócolis refogado
1 xícara de cogumelos picadinhos
Alho poró,salsinha e sal a gosto
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes, separando o brócolis, o arroz e o cogumelo. Depois refogar o cogumelo, mistura o arroz e o líquido. Colocar o brócolis por cima para enfeitar e dar um toque especial e nutritiva.