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Arteris e ANTT afirmam que concessão da BR-101 será prorrogada por mais um ano

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O atual aditivo ao contrato de concessão da BR-101, que expira em março de 2024, será prorrogado por mais um ano. A informação foi dada por representantes da Arteris Fluminense, concessionária que administra a via, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante reunião nesta quarta (29) do Grupo Paritário Tripartite (GPT) da BR-101.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, estava na reunião do grupo, criado para discutir a concessão e as obras da rodovia. O termo aditivo será prorrogado para que o processo de repactuação com a atual concessionária seja concluído.

“Havendo a repactuação com a atual concessionária, queremos incluir as obras que faltam, em especial a Estrada do Contorno de Campos, com prazos que sejam minimamente razoáveis. A obra do Trevo do Índio traz um certo alívio, mas somente o Contorno trará a solução definitiva para nossos problemas de infraestrutura, tão urgentes diante do crescimento da região”, acredita Francisco Roberto.

Indagados pelo presidente sobre o atual estágio do processo de repactuação, Giovane Zito Gomes, gerente técnico da Autopista Fluminense, e Simone Gleizer, especialista em Regulação da ANTT, disseram que o novo aditivo de mais um ano já está em discussão.

“Enquanto isso, paralelamente, o processo de repactuação continua tramitando no Ministério dos Transportes. Este aditivo nos dá então mais um ano para que o Ministério tome uma decisão sobre o processo de repactuação, o que não necessariamente deve acontecer somente em março de 2025, podendo ser antes”, disse Simone.

Uma das intervenções do atual aditivo foram a duplicação do km 215 ao km 217, em São Gonçalo, que está 93% concluída; e a implantação do monitoramento por câmeras, que está 98% concluída, aguardando apenas intervenções da concessionária de energia. Luiz Césio Caetano, 1° vice-presidente da Firjan e presidente da Firjan Leste Fluminense, se colocou à disposição para intermediar as necessidades da Arteris junto à Enel.

*com informações da Firjan

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