A Prefeitura de Macaé cadastrou 4.503 beneficiários para receber a moeda social Macaíba entre esta quinta, 23 e sexta-feira, 24. O cadastramento está sendo feito no teatro do Colégio Estadual Matias Neto e segue até o dia 8 de dezembro. São 60 profissionais atendendo as pessoas. Todos que têm direito e comparecerem ao local no prazo receberão o benefício.
Para se cadastrar, a pessoa precisa verficiar antes se está entre os contemplados. A lista foi divulgada no último dia 18 e se encontra disponível para consulta no link: macae.rj.gov.br/macaiba com o número do NIS ou consultar a lista de beneficiários disponível no site da prefeitura. Caso tenha direito, basta comparecer ao local com original e xerox de um documento oficial com foto (ex.: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação) e original e xerox do CPF.
O beneficiário receberá 150 Macaíbas por mês, através de cartão magnético. Quem receberá será o responsável pelo núcleo familiar. Além disso, são m ais 75 Macaíbas para cada dependente menor de 17 anos, integrante de família com no máximo até três dependentes, podendo vir a receber mais 100 Macaíbas adicionais por dependente menor que seja PCD e esteja matriculado na rede pública municipal de Macaé. Neste caso, o limite são até cinco beneficiários por família. Cada Macaíba é equivalente a um real.
O objetivo do programa é reduzir a desigualdade e incentivar o comércio local.