spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

Usina Termelétrica Marlim Azul começa a funcionar em Macaé

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Usina Termelétrica Marlim Azul, de Macaé, começou a operar na tarde desta quarta-feira, 22. Ela torna o município o primeiro do país a registrar produção de energia através de gás produzido nas reservas do pré-sal. O começo dos trabalhos foi celebrado pelo prefeito Welberth Rezende, junto ao governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (PL) e o deputado estadual Chico Machado (Solidariedade).

Em um vídeo postado no Instagram, Welberth aparece ao lado do governador, de Bacellar e Chico Machado, agradecendo a parceria e falando da importância da usina.

“Hoje foi um dia memorável para a gente, que foi a entrega da Marlim Azul, uma termelétrica que vai produzir 565 megawatts no município. Dentro do pacote de dez termelétrica do Parque Térmico Sudeste. Para a gente é um projeto importante, que vai garantir a segurança energética do país. Mais do que isso, garante renda e emprego para os macaenses”, disse o prefeito.

“Uma das maiores alegrias hoje é ver Macaé voltar a pertencer de verdade ao estado do Rio. Macaé volta hoje a assumir esse papel de liderança e protagonismo no estado do Rio. Macaé é hoje a cidade mais segura do Rio de Janeiro e isso só se consegue trabalhando junto, com parceria. Grande parte da energia do Rio e do Brasil vem de Macaé. Tanto o petróleo, quanto com o gás, quanto com as termelétricas. É fundamental, que quando você tem uma capital energética do estado, que é Macaé, que essa cidade seja exaltada”, elogiou Cláudio Castro.

Chico Machado aproveitou para anunciar que no próximo dia 13 de dezembro, junto com Welberth, irá à Cedae tentar resolver problema de abastecimento no município.

Na solenidade também esteve presente o presidente do grupo Arke, Bruno Chevalier. A empresa vai gerir a usina. A UTE Marlim Azul garante também ao município o reconhecimento como a maior infraestrutura de produção, processamento e distribuição do gás natural no país, fruto das políticas públicas promovidas pelo governo municipal, junto ao Estado e as principais empresas de óleo, gás e energia do mundo.

O novo projeto também abre as perspectivas de Macaé em receber novos investimentos voltados à transformação do gás em energia, com a segunda unidade da Marlim Azul, anunciada pelo grupo Arke.

A UTE Marlim Azul tem capacidade de produção suficiente para abastecer 2,5 milhões de residências. O projeto representa R$ 2,5 bilhões em investimentos aplicados pelo consórcio formado pela Mitsubishi, Pátria Investimentos e Shell.

spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img