O temporal que caiu na noite deste sábado, 18, em Saquarema, causou diversos estragos na cidade, como quedas de árvores e postes em diferentes pontos, telhados de casas voaram, letreiros de estabelecimentos comerciais caíram e houve danos também na estrutura da tenda da Feira Literária Internacional de Saquarema (FLIS). Por conta disso, a programação do evento deste domingo, 19, foi adiada.
Sobre a FLIS, a prefeitura informou que até que os reparos sejam feitos, o evento não ocorrerá. A previsão é de que a programação retorne normalmente nesta segunda-feira, 20, após avaliação dos organizadores.
Conforme a reportagem apurou, em centenas de casas as telhas voaram. Em bairros como Centro, Asfalto Velho e Jardim houve quedas de árvores e postes. Há vários parcialmente sem energia, internet, abastecimento de água e sinal de celular. Muros caíram em algumas localidades também. No bairro de Bacaxá, o semáforo ficou apagado. Devido às quedas das árvores, várias ruas ficaram bloqueadas e as linhas de ônibus municipais tiveram que mudar o trajeto.
Nas rede sociais, os moradores relataram os transtornos. “Bairro Jardim sem luz desde ontem, às 19h”, contou uma moradora. “Aqui no Verde Vale, na Avenida Ademar Avelino Barreto tem um transformador que estoura toda vez que chove e a Enel nunca resolve isso. Estamos sem luz desde ontem, só na nossa rua que não voltou, mas um processo está a caminho, porque só resolvem qdo dói no bolso deles”, protestou outra moradora.
“Meu bairro Gravatá está sem luz. Tentei contato com a Enel. Sem atendimento”, queixou-se uma moradora. “Porto da Roça sem energia desde ontem na hora da tempestade”, relatou outra moradora.
Procurada, a Enel não se manifestou até o momento.
*Em apuração