Alvo de críticas em boa parte do estado do Rio de Janeiro, pelas constantes quedas de energia, demora no atendimento e no retorno à luz (consumidores chegam a ficar vários dias às escuras), além de podas mal feitas de árvores, a concessionária Enel anuncia planto de atuação para o verão 2023/2024.
Como para este domingo, 19, está previsto chuva, a empresa orienta que os consumidores priorizem os canais digitais para informar a queda de energia. Segundo a concessionária, um forte esquema especial de operação e atendimeto foi preparado para enfrentar o período do verão, quando as tempestades com intensas rajadas de vento, quedas de árvores e alagamentos castigam a rede elétrica e prejudicam o fornecimento de energia para os clientes.
O Plano Verão 2023/24 da Enel Rio garante um aumento representativo no número de equipes emergenciais em campo em caso de contingências severas, além do dobro da capacidade de atendimento aos clientes pelos canais da companhia.
“Estamos acompanhando, neste ano, um volume de chuvas acima da média, com fortes ventos. Com o impacto do El Niño, esperamos mais tempestades associadas a rajadas de ventos e raios, com as primeiras manifestações intensas previstas já para os próximos dias, começando neste fim de semana”, alerta o diretor de Operações da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas. Segundo ele, já foram registradas neste ano cerca de 23.116 ocorrências de vegetação sobre a rede (entre janeiro e setembro), 19% mais que no mesmo período do ano passado. São árvores e galhos que caem sobre os cabos e geram destruição da rede, muitas vezes, demandando até a reconstrução de trechos inteiros.
O Plano Verão conta ainda com um processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento primeiro. Escolas, hospitais, clientes eletrodependentes cadastrados no sistema recebem atenção especial.
Essa preparação para o verão, entretanto, não se dá apenas na véspera da estação, como ressalta Salas.
“Ela começa no fim do ano anterior, quando definimos os investimentos que serão executados nas regiões de maior complexidade. Depois, ao longo do ano, atuamos com ações de manutenção preventiva e corretiva, poda, digitalização da rede e obras de modernização e ampliação, a fim de chegarmos em boas condições no verão”, afirma.
Canais digitais
Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamada no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilidade do atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações.
O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp. As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br