O Instituto Gingas, que oferece aulas gratuitas de capoeira e música através da acessibilidade cultural, ainda está com vagas abertas para crianças que querem aprender capoeira. O projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família acontece em quatro colégios públicos de Saquarema.
O projeto utiliza linguagens artísticas da capoeira e da música para pessoas com deficiência e tem duração de dois anos. Na Escola Municipal Ismenia de Barros ,em Jaconé, e no Centro Municipal de Educação Prefeito Jurandir da Silva Melo, em Basilea; o polo tem vagas para alunos regulares e para Pessoas Com Deficiência (PCD).
Já na Escola Municipal Paulo Luiz Barroso Oliveira e na Escola Municipal Jardim Ipitangas, ambas em Bicuíba, ainda existem vagas para PCD.
Foto de Raquel Terra
No Centro Municipal de Educação Prefeito Jurandir da Silva Melo (R. Ethevaldo Lima de Mendonça, 330 – Basilea) as aulas acontecem segunda-feira das 13h30min às 15h; na Escola Municipal Ismenia de Barros Barroso (R. Noventa e Sete – em Jaconé) as aulas também são nas segundas das 10h30min às 12h. Na Escola Municipal Paulo Luiz Barroso Oliveira (Rod. Amaral Peixoto, 452 – Bicuíba) as aulas acontecem na quarta-feira das 13h30min às 15h e fechando a quarta escola, a Escola Municipal Jardim Ipitangas (R. dos Crisântemos, s/n – Bicuíba) as aulas também são na quarta-feira das 16h às 17h.
O Instituto Gingas é uma organização da sociedade civil que promove ações em prol da capoeira, cultura e educação. O projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família, acontece também em Niterói e Cachoeira de Macacu.