Os motoristas que forem pegar a rodovia BR-101 no feriadão de Finados devem ter paciência para possíveis engarrafamentos. A concessionária Arteris Fluminense, que administra a via, estima que mais de 541 mil veículos passem entre esta quarta-feira, 1º novembro e até o próximo dia 6 (segunda-feira). A expectativa de maior movimento é a partir das 14h de hoje (e até às 21h) e na quinta-feira, 02, entre 6h e 14h.
Já no retorno do feriado, a maior expectativa de movimento na estrada deverá ser no próximo dia 6, a partir das 6 horas da manhã. Para agilizar o fluxo de veículos, a concessionária está oferecendo a possibilidade de pagar a tarifa do pedágio com cartões de débito, por aproximação nas cabines manuais. A modalidade está nas cinco praças do pedágio da rodovia. São ainda permitidos pagamentos usando smartphones e relógios que tenham a tecnologia NFC.
“Nós sempre buscamos meios de otimizar a viagem de nossos usuários. O pagamento por cartão débito agiliza a passagem pelo pedágio. Além disso, minimiza a questão do troco. Outra opção para agilizar ainda mais a viagem é o pagamento pelas vias automáticas ”, destaca a gerente de Operações, Simone Cardozo.
O pagamento por cartão está disponível nas praças de pedágio P1 e P2, em Campos dos Goytacazes/RJ; P3, em Casimiro de Abreu; P4, em Rio Bonito/RJ; e P5, em São Gonçalo/RJ. A tarifa básica para automóveis é de R$ 6,90. Motos pagam R$ 3,45. Veículos comerciais pagam conforme o número de eixos.
A Arteris Fluminense também disponibiliza o sistema de cancela automática, pelo Conectar, Taggy, Sem Parar e Veloe para agilizar ainda mais a passagem dos usuários nas praças de pedágio.