spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Peró recebe, pelo sexto ano consecutivo, Bandeira Azul

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Com 7,2 quilômetros de extensão e um dos destinos turísticos mais procurados no Estado do Rio, a Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade ambiental) pela sexta vez para a temporada de 2023/2024. A praia é pioneira no interior fluminense a conquistar o certificado internacional graças à luta da comunidade local.

Outras três praias do Rio tiveram o selo renovado e cinco vão experimentar a primeira temporada. As bandeiras serão hasteadas até 15 de dezembro. Para conquistar o selo, as praias precisam cumprir 34 quesitos exigidos pelo júri nacional do programa.

“Estamos diante do resultado do esforço coletivo de comunidades, organizações e autoridades locais que compreendem a importância de nossas praias e marinas para o bem-estar do turismo. Ao conquistar a Bandeira Azul, estas praias e marinas não apenas se tornam destinos desejados, mas também demonstram um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Elas se tornam exemplos inspiradores para outros destinos ao redor do mundo”, acredita o coordenador geral de parcerias e concessões do Ministério do Turismo, Rafael Costa Morgado.

A coordenadora nacional, Leana Bernardi, expressou seu orgulho ao testemunhar o notável crescimento do programa ao longo dos anos. Ela enfatizou o papel fundamental dos gestores das praias e marinas que atendem continuamente a rigorosos critérios para hastear a bandeira azul. As bandeiras foram entregues aos municípios, que participaram com prefeitos e secretários. Cabo Frio não mandou representante.

Os principais quesitos analisados para a concessão do certificado são a qualidade da água (que precisa estar livre de riscos de poluição, sobretudo por esgotos); acessibilidade; salva-vidas; banheiros públicos; segurança; áreas de escape para uso de socorro urgente; programas regulares de educação ambiental; e, envolvimento da comunidade local, entre outros. Se os quesitos não forem cumpridos, o selo não é concedido e/ou renovado para a temporada seguinte.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img