A equipe do futuro Hospital do Olho, que funcionará em breve em Macaé, realizou cirurgias de Cataratas, neste sábado (16) e domingo (17), no Hospital São João Batista. Ao todo, foram 59 procedimentos em pacientes de todas as idades.
O prefeito Welberth Rezende, acompanhou de perto como estava sendo realizados os procedimentos e ressaltou a importância da implantação do Hospital do Olho no município. Atualmente, o local está recebendo os últimos detalhes das obras para que possa funcionar com todos os equipamentos necessários no bairro Praia Campista.
“Estou muito feliz de estar aqui acompanhando esse trabalho. Estamos finalizando neste domingo (17), o segundo dia de cirurgias de Cataratas, enquanto as obras do Hospital do Olho, não são concluídas. A previsão é de que elas estejam concluídas, em três meses a quatro meses. É muito importante a retomada dessas cirurgias no município, pois enviávamos esses pacientes para outros municípios. É um avanço muito grande com relação a esse tipo de procedimento que não fazíamos em média há 20 anos. Já estamos zerando a fila de espera. É um novo olhar com relação a isso”, pontuou.
A secretária de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Natália Pires Antunes, explicou que essa solicitação de cirurgias de Cataratas, deve ser feita por meio de consulta pelo oftalmologista no Centro de Especialidades Dona Alba, onde o paciente estará passando pelo especialista para ter a indicação para o procedimento.
“É bom lembrar que essas cirurgias eram realizadas anteriormente no município de Duque de Caxias. O paciente faz o seu cadastro na Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, com os documentos necessários, identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento do médico oftalmologista. É importante ressaltar que, caso a pessoa mude de endereço, não se esqueça de atualizar os dados cadastrais para que quando for contemplado com a cirurgia possa ser encontrado”, explicou.