De julho até o início de agosto, foram realizados cerca de 500 procedimentos oftalmológicos na rede pública municipal de saúde de Macaé. A informação é da Secretaria de Saúde do município. Neste mês foram realizadas as primeiras cirurgias da catarata, sem necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades.
Na última sexta-feira, 11, os 43 pacientes que tinham passado pela cirurgia no último dia 5, foram submetidos à revisão pós-operatória. Entre eles, Geraldo Gonçalves dos Santos, de 72 anos, que exclamou, após o procedimento: “A vida agora está totalmente diferente”.
As cirurgias foram realizadas pela Secretaria de Saúde. Graças a Deus pude fazer a operação aqui. Estou me sentindo muito bem, já estou enxergando melhor. A realidade muda completamente, antes não dava para ver praticamente nada, ficava tudo turvo, agora, é aguardar para fazer da outra vista e ficar 100%”, contou.
Aos 83 anos, Édio Correia também comemorava a melhoria da qualidade de vida. “Já estava aguardando há um bom tempo para fazer a cirurgia no Rio e achei muito bom ser chamado para fazer aqui na minha cidade. Estou melhorando a cada dia”, relatou.
De acordo com a prefeitura, De julho até agora a Secretaria de Saúde contabilizou cerca de 500 procedimentos oftalmológicos, entre exames pré-operatórios, ultrassonografias, e outros. A prefeitura irá construir o Hospital de Olhos para que mais procedimentos sejam realizados na cidade.