Um grande ganho para os moradores do Recanto de Itaipuaçu; foram lançadas na última sexta (04) as obras para instalação do sistema de esgotamento sanitário do bairro. Ao todo, serão 27 km de rede instalada.
Segundo a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), obra faz parte de um conjunto de ações de infraestrutura que visa criar um grande cinturão de saneamento ambiental na cidade. No bairro, serão investidos R$ 65 milhões. Cerca de oito mil pessoas serão atendidas.
“Essa é mais uma etapa de obras de esgotamento sanitário do distrito de Itaipuaçu, seguimos avançando para melhor atender a população. É um esforço conjunto para que as nossas políticas de infraestrutura continuem avançando, estamos em conversas constantes com a população, tirando dúvidas sobre o projeto que vai passar na porta de cada morador de Itaipuaçu”, disse Rita Rocha, presidente da Sanemar.
A rede será ligada a uma estação de tratamento de esgoto compacta no Recanto. Posteriormente, será direcionada para a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu. A operação está prevista para durar cerca de um ano e meio, contará com sete elevatórias e mais de dois mil metros de linhas de recalque.
“Nosso objetivo é resolver também os problemas de alagamentos de Itaipuaçu. A dificuldade que vemos no Jardim Atlântico Central é um problema de fluxo de gravidade. Mas essa obra já começou a sair do papel. Estamos firmando o compromisso de governo de manter esse laço social com a população de Itaipuaçu e com a solução dessa questão estruturante do saneamento básico em Maricá”, comentou o prefeito Fabiano Horta.
Somente o distrito de Itaipuaçu, terá 198 km de extensão em projetos de obras de esgotamento sanitário. Considerando estudo populacional, a previsão é que o serviço beneficie, ao todo, mais de 23 mil moradores somente naquela região.
O prefeito comentou sobre a expansão da rede no município. “Essa é uma cidade que carrega inúmeros desafios. Quando a Sanemar assumiu a cidade em 2021, só havia 3% de esgotamento sanitário em Maricá já que, até então, essa era uma responsabilidade da Cedae. Agora já atingimos a marca de 30% e seguimos avançando”, afirmou.
Expansão da rede – Após mais de 50 anos sem investimentos no saneamento, em 2021, a Sanemar entrou no lugar antes ocupado pela Cedae, e assumiu o papel de avançar com o saneamento na cidade.
Atualmente, diversas obras estão sendo executadas; há instalação de rede de esgotamento sanitário no Jardim Atlântico Leste, Recanto, Inoã e Ponta Negra, além do preparo para dar início a outras – caso de São José do Imbassaí.
A expectativa da Sanemar é entregar, até o final de 2024, mais de 300 km de rede, beneficiando mais de 62 mil moradores.