A prefeitura de Macaé entregou mais um equipamento à população como parte da programação pela passagem dos 210 anos de emancipação político-administrativa do município, data a ser comemorada no próximo sábado, 29. Na última terça-feira, 25, foi inaugurada a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro, que funciona na Rua Doutor Télio Barreto, 310, ao lado da Casa da Criança. A unidade de saúde vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Da solenidade de inauguração participaram o prefeito de Macaé, Welberth Rezende; o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz; a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes; e a Secretária Adjunta de Alta e Média Complexidades, Mayara Rezende. Também estiveram presentes outras autoridades, como o vice-prefeito, Célio Chapeta; o vereador Marlon Lima; o ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi; e secretários municipais.
“Essa ESF vai atender de forma mais humanizada à população. E, também, faz com que os profissionais tenham um espaço mais confortável para trabalhar. Estamos avançando para melhorar os serviços públicos e, consequentemente, a vida das pessoas”, afirmou Welberth. “Essa unidade vai atender ao Centro. É a valorização da atenção básica, para termos uma saúde primária cada vez mais forte e voltada para a população”, ressaltou Alexandre Cruz.
Na ESF do Centro foram entregues novos acessórios para a atuação no dia-a-dia. Agente comunitária de saúde desde 2017, Gisele Gomes dos Santos recebeu um tablet em nome dos colegas de trabalho, que também ganharão um aparelho. “Vai auxiliar muito. As informações ficarão concentradas”, disse. Já Yago Corrêa Silva Figueiredo, também agente comunitário há seis anos, posou ao lado de uma das bicicletas que os profissionais receberão. “Vai agregar bastante”, elogiou.
Esta é a 42ª ESF instalada no município, incluindo as que funcionam na região serrana. Assim como as outras unidades, é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.
A Estratégia de Saúde da Família tem como objetivo dar atenção à família no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde no ano de 1994. É conhecido hoje em dia como “Estratégia de Saúde da Família” por não ser mais somente um “programa”. Como consequência de um processo de desospitalização e humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem como vantagem a valorização dos aspectos que influenciam positivamente a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar.