spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Búzios vai ganhar calçada acessível

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A cidade de Armação dos Búzios agora tem uma calçada acessível, facilitando a mobilidade de pessoas com deficiência e idosos. Ela percorre o centro da cidade. A conquista deve-se à Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), através do programa Calçada Acessível. A iniciativa já foi adotada em outros 32 municípios do Leste Fluminense, desde 2021, quando começou a ser implantado.

O objetivo é oferecer à população melhores condições de mobilidade a pé. O programa foi criado em 2010 e é fruto da parceria entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e nos últimos 13 anos, foi implantado em 44 municípios do estado do Rio.

O Calçada Acessível é feito através de parceria da Firjan com as prefeituras, oferecendo assessoria especializadas para que cada cidade possa desenvolver o seu material técnico.

O programa conta com arquiteto urbanista que, junto com a equipe técnica das prefeituras, oferece orientações sobre quais as melhores alternativas para a cidade. Em Búzios o profissional foi Luiz Gustavo Guimarães, especialista da Firjan.

Em Búzios, a proposta é elaborar um manual técnico sobre calçadas, tanto de manutenção e reformas, quanto de construção para padronizar a cidade. A assessoria técnica visa a implantação de modelos de calçadas com olhar para a mobilidade urbana de idosos e pessoas com deficiência.

“A conscientização sobre a importância da acessibilidade nos espaços públicos vem aumentando. Algumas obras já são pensadas com acessibilidade e isso só tende a aumentar. Estamos tendo sucesso no sentido de ter mais pessoas pensando nesse processo de inclusão, em conseguir dar condições para as pessoas circularem”, enfatizou.   

Desde 2017, o Calçada Acessível já percorreu dez cidades da região e até o momento teve a adesão, além de Búzios, das cidades de São Pedro da Aldeia, Maricá, Cabo Frio, Rio Bonito, Itaboraí e Tanguá. O programa apresenta adequações específicas às necessidades de cada localidade e é um trabalho contínuo, pois a cada nova gestão municipal, a equipe do programa reforça a necessidade de manutenção das iniciativas planejadas.  

Um dos municípios que já está com o programa em estágio avançado é São Pedro da Aldeia. O Calçada Acessível foi apresentado aos gestores da cidade em 2021 e agora, após o trabalho de estudo e avaliações técnicas, o manual já está em fase de conclusão para ser encaminhado para a aprovação do Poder Legislativo.

Com 406 anos de fundação, o município tem ruas e calçadas estreitas e muitos patrimônios históricos tombados. A aplicação do programa na cidade exige muito planejamento para que as adequações sejam viabilizadas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img