As aulas do ano letivo de 2023 começaram em fevereiro, mas, ainda tem escola da rede pública municipal de São Pedro da Aldeia que está recebendo kit de uniforme escolar, em pleno mês de julho, já no final do primeiro semestre. Nesta quinta-feira, 13, a prefeitura entregou kits para cerca de 13.400 estudantes. Eles fazem parte da terceira remessa. A primeira começou a ser entregue em 11 de maio passado.
O prefeito Fábio do Pastel e a secretária municipal de Educação, Sheila Atalla, estiveram na Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, no bairro Cruz, e na E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), no Centro, para acompanhar de perto a distribuição das peças.
“Escolhi essas duas escolas específicas para realizar a entrega pessoalmente. Uma foi a EMESPP, pelo carinho que temos por aquelas crianças que são mais que especiais, e o gesto deles na entrega do uniforme foi fantástico. Por ser da zona rural, fiz questão de ir na Escola Barnabé para encontrar os alunos e professores, nós fomos muito bem recebidos. Foi gratificante ver os sorrisos das crianças. Entregar estes kits me deixa muito feliz, ainda mais por saber que, após dez anos, nós realizamos essa ação. E, pela primeira vez, as creches também são contempladas. Entregamos uniformes aconchegantes, feitos com tecido de ótima qualidade e bem padronizado, fizemos tudo com muito carinho”, declarou o prefeito.
A primeira remessa foi entregue para 3.264 estudantes em 11 de maio, atendendo a 42 escolas municipais. Na ocasião, a prefeitura explicou que, por questões de logística, seria feita aos poucos.
Os alunos da Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental receberam kit composto por blusa de manga curta, short-saia para meninas, bermudas para meninos, conjunto de calça e casaco para os dias frios e de chuva, além de bolsa-escola para armazenamento do material escolar. Já os estudantes do 6º ao 9º ano e EJA estão receberam duas blusas do uniforme, sendo uma camiseta e outra de manga curta. Por fim, os discentes das escolas cívico-militares receberam camisa de manga curta na cor azul e duas máscaras.
O diretor do EMESPP, Jucelino Ramalho, celebrou a entrega dos kits. “A entrega das peças é um ganho muito grande para a gente. Sabemos que muitas famílias não têm condições de adquirir os uniformes e que nossos alunos especiais demandam o uso das roupas, devido a questões como a troca. Com eles uniformizados, é importante para caracterizá-los como estudantes da nossa unidade”, comentou.
Em abril, a direção de uma escola de São Pedro da Aldeia enviou mensagem aos pais de alunos informando que a entrada dos estudantes na unidade estava condicionada ao uso do uniforme escolar e que o novo modelo estava à venda em uma loja do centro da cidade. Porém, muitas famílias pobres não têm condições de comprar um uniforme para os filhos. Ainda na mensagem, a direção da unidade informava que o uniforme antigo estava sendo aceito.
A prefeitura não explicou o motivo da demora na entrega dos uniformes.