O Procon de Rio das Ostras lançou a cartilha “Cuidado com o Golpe ! – Conheça ! Previna-se ! Caí, e agora?”. Os golpes virtuais são todas as ações realizadas no ambiente digital com o objetivo de tirar vantagens de um usuário, como ter acesso às suas informações confidenciais e fazer a subtração de recursos financeiros.
As orientações da cartilha são fundamentais para evitar golpes. Suspeite de mensagens com temas cotidianos como recadastramento de token, cancelamento de CPF, débitos pendentes, oferta de empregos, pontos ou bônus a vencer. Nunca faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição utilizando um canal oficial.
“A cartilha foi idealizada pelo Procon de Rio das Ostras com o intuito de orientar os consumidores sobre os perigos dos golpes digitais, impedindo que as pessoas se tornem vítimas. Caso já tenha sofrido o golpe, a cartilha também orienta sobre os passos a seguir, como efetuar o Boletim de Ocorrência na delegacia”, esclarece o coordenador executivo do Órgão, Rafael Macabu.
A cartilha “Cuidado com o Golpe – Conheça, previna-se e cai, e agora?” está hospedada na página do Procon de Rio das Ostras, no portal da Prefeitura de Rio das Ostras, onde é possível obter outras dicas e orientações.
Conheça agora os principais golpes no ambiente virtual.
GOLPE DO WHATSAPP: Os criminosos utilizam uma foto da vítima como imagem de perfil do aplicativo em uma conta falsa do WhatsApp.
Desconfie de mensagens solicitando depósito e/ou transferências bancárias, e sempre que receber uma mensagem que gere qualquer tipo de desconfiança, tente checar a informação. Na dúvida ligue para a pessoa.
CAIU? Será necessário realizar um Boletim de Ocorrência na delegacia; no APP, clique no campo “Dados do contato” e depois em “denunciar“; avise com urgência os familiares e conhecidos.
LINK FALSO: É a maneira mais comum desses ataques. Podem ser por mensagens enviadas por e-mails, SMS, aplicativos de conversa e/ou pelas redes sociais.
Fique atento à URL dos sites em que você fornece dados pessoais; sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS.
CAIU? Em caso de interagir com um link falso ou realizar um cadastro, ou download nesses sites, informe seu banco e, se possível, leve seu dispositivo em alguma assistência para verificar a existência de arquivos, aplicativos e vírus maliciosos.
COMÉRCIO ELETRÔNICO: O cliente pode ser prejudicado ao não receber a mercadoria comprada ou o vendedor por não receber o pagamento.
Desconfie se o valor do produto está muito abaixo; pesquise sobre a loja online; verifique se há reclamações; evite acessar sites por links recebidos em mensagens.
CAIU? Entre em contato com a loja que efetuou a compra e com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão de crédito; procure uma das delegacias especializadas em cibercrimes para registrar um Boletim de Ocorrência.
GOLPE DO DEPÓSITO: O golpista agenda um pagamento, envia o comprovante e depois cancela o agendamento; ou então envia um comprovante de pagamento adulterado.
Só entregue o produto ou encerre o negócio quando obtiver a confirmação de que o dinheiro já está na sua conta; exija uma transferência bancária ou pix para agilizar a confirmação da transação.
CAIU? É importante que você denuncie caso caia nesse golpe, pois se trata do crime de
estelionato.
FALSO BOLETO: O boleto é enviado com o timbre do banco, porém o beneficiário não é o banco, mas um estelionatário ou empresa criada para fraude.
Antes de realizar qualquer pagamento, confira com o gerente do banco se o boleto é autêntico, confira quem é o beneficiário. Se o pedido é depósito em conta certifique-se no banco se aquela conta corrente é de fato do banco e para pagamento de dívidas.
CAIU? Caso tenha caído em um golpe assim, é preciso entrar em contato com a empresa ou banco que utilizou para pagar o boleto e registrar um boletim de ocorrência.
GOLPE DO PIX: Envolve algum contato entre o golpista e a vítima, além de meios mais sofisticados, que envolvem programas de computador e invasões de dispositivos eletrônicos.
O Procon recomenda instalar no celular um antivírus e ficar atento ao receber mensagens e ligações que solicitem dados pessoais e senhas.
CAIU? Registre uma reclamação no banco que o golpista recebeu a transferência, notifique a instituição na qual você é cliente e faça um boletim de ocorrências na polícia.