spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Vacinação Antirrábica na Serra Macaense

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, subiu a serra nesta terça (13) e segue, até sexta-feira (16), com a vacinação antirrábica para cães e gatos.

Nesta terça-feira (13), a vacinação foi na localidade de Areia Branca, além do posto fixo montado na praça, os vacinadores percorreram as casas fazendo a imunização dos animais. A aposentada Marilene Porto e a netinha Mariah Eduarda, de 8 anos, levaram a gatinha Mel para ser vacinada. “A vacina faz parte do cuidado que temos com a Mel e com nossa família. Sem vacina ela pode ficar doente e passar doença para nós”, disse.

Quem recebeu a equipe em casa foi Adriana Klen de Souza, que possui três cachorros e dois gatos. “Muito boa essa iniciativa, fica muito complicado o deslocamento com todos esses bichinhos. Agora, fico tranquila que todos estão imunizados contra a raiva”, pontuou.

O supervisor de campo da Cevas, Diego Franco Machado, falou que a expectativa é imunizar entre 100 e 150 cães e gatos, na localidade de Areia Branca. A vacinação segue nesta quarta-feira (14), na Bicuda Grande; na quinta-feira (15), Bicuda Pequena; e na sexta-feira (16), em Serro Frio.

A vacina antirrábica é obrigatória e deve ser aplicada uma vez por ano para garantir que a raiva continue sendo controlada no país. A não vacinação dos animais é causa de preocupação para a saúde animal e também dos humanos, quando mordidos por um pet acometido pela doença.

A recomendação é vacinar animais cães e gatos a partir dos quatro meses de idade. Antes dessa idade, os filhotes ainda possuem anticorpos que podem interferir na eficácia da vacina. Os animais devem estar em plena saúde no momento da vacinação.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img