spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Chuvas de outono trazem preocupações com doenças

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

O frio vem chegando, e junto dele vem as preocupações com a saúde. Devido a queda de temperatura e chuva, a imunidade tende a cair, se a pessoa não for precavida.

Em um país tropical, o outono não é sinônimo somente de frio e chuva, mas o sol também aparece e trazem temperaturas altas, o que prejudica ainda mais a saúde.

Gripe

Com a temperatura oscilando o tempo todo, sol e chuva abaixam a imunidade do corpo. A gripe é bastante parecida com o resfriado, porém há diferença.

A gripe, também conhecida como Influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório. Ela é causada por um vírus, que pode ser do tipo A ou B da Influenza. Ela é caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa bem derrubada e cansada, causando bastante mal-estar.

Seus sintomas consistem em: Febre, falta de ar, dores no corpo e indisposição, dor de garganta e dores de cabeça. Seus sintomas persistem na grande maioria das vezes por 7 há 10 dias.

Para se prevenir, vitamina C é um ótimo aliado. Além das pastilhas efervescentes, frutas como limão, laranja, acerola e outros são ótimos no combate do problema. Mas se você está com os sintomas, no geral, é importante optar por sopas, caldos e canjas, que ajudam a aliviar o quadro e fornecem importantes vitaminas e minerais ao nosso corpo.

Resfriados

Apesar de muito parecido com a gripe, o resfriado é o alerta para um problema maior. Geralmente, seus sintomas são leves e não trazem tantos males para o corpo, mas é bom ficar em alerta, pois pode resultar em uma gripe e até em algo mais greve.

Seus sintomas são: espirro, tosse seca ou com secreção, dores de cabeça, indisposição e lacrimação. Mas em diversas pessoas, seus sintomas podem variar.

Os cuidados são os mesmos para a gripe. Frutas ricas em vitaminas C, D e E, legumes e verduras e sopas são perfeitos para prevenir os problemas. Os sintomas persistem durante 7 dias.

Hipertensão

Sim, pode parecer estranho, mas a mudança de tempo também interfere na pressão arterial. O sistema cardiovascular também é impactado com as mudanças bruscas de temperatura.

Quando o clima esquenta, o sangue fica mais espesso e a pressão tende a cair. O esforço empreendido pelo coração para bombear o sangue aumenta e, aqueles que têm alguma dificuldade, podem sofrer mais.

Seus sintomas mudam bastante. Há pessoas que sua pressão fica altíssima, mas não sentem absolutamente nada, o que se torna bastante perigoso, pois pode causar infarto. Mas os sintomas comuns são: dores de cabeça, dormência, dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

O controle da hipertensão não é natural, geralmente se toma remédios para o controle arterial. Mas, existem chás que ajudam no tratamento, junto com o remédio, como: chá de alpiste, chá de alho, chá de erva-cidreira, suco de limão, água de aveia, vitaminas de banana e abacate e suco de romã.

Alergias

A causa da maioria das alergias respiratórias são os ácaros. Eles se abrigam em tapetes, almofadas, cortinas e roupas e se aproveitam das temperaturas mais baixas.

Quando o tempo fica mais frio, é comum que as pessoas abram menos as janelas e diminuam o ritmo da limpeza. Evitar a poeira acumulada é a melhor prevenção. Não existe remédios naturais que previnam alergias, somente a limpeza correta de casa e de utensílios domésticos, até mesmo comidas.

Pneumonia

As baixas temperaturas fazem com que a nossa imunidade fique mais baixa, pois o corpo dispende mais energia para manter as funções vitais. Algumas bactérias podem se aproveitar disso para causar infecções que inflamam os pulmões – resultando em pneumonia. Crianças e idosos têm mais risco.

Para se prevenir, lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar são os melhores remédios. Além da vacina da gripe há, ainda, a vacina anti-pneumocócica para prevenir as pneumonias causadas pela bactéria ‘pneumococo’.

*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img