A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), responsável pela produção da água que abastece Macaé, está modernizando a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santana, sistema que atende 255 mil pessoas na cidade e em parte de Rio das Ostras. Ao todo, o investimento é de R$ 7 milhões e as obras devem ser concluídas até dezembro deste ano.
De acordo com a empresa pública, está sendo realizada a reforma dos filtros da ETA, que vai aumentar a eficiência do processo de filtragem e do sistema de limpeza dos equipamentos. As intervenções incluem a substituição do leito filtrante e a instalação de reservatórios para a lavagem dos filtros.
“A revitalização dos filtros vai reduzir o consumo de água tratada durante o processo de lavagem. Essa água que será economizada poderá ser distribuída para a população, aumentando a oferta para a região”, destacou o gerente da Região Litorânea Norte da Cedae, André Oliveira.
Mais intervenções – Outras obras também estão sendo realizadas pela Cedae em Macaé. Dentre elas, está a construção de duas travessias de tubulação sobre os canais do Capote e Jundiá. Segundo a companhia, elas irão transportar a água bruta em novo trecho e aumentar a produção na estação.
Também está sendo realizado o assentamento de um tronco distribuidor de água tratada no bairro Lagomar. Com extensão de quase dois quilômetros, o equipamento vai ampliar o abastecimento para mais de 25 mil moradores.
No bairro Virgem Santa, a Cedae concluiu obra de interligação de 1,2 km de adutora de água bruta, garantindo mais estabilidade no transporte da água do manancial de captação até a ETA Macaé.
Já nos bairros Jardim Guanabara e Verdes Mares foi implantado um Distrito de Medição e Controle (DMC) para dimensionar e corrigir as perdas de água na extensão da rede de abastecimento.