A Firjan Leste Fluminense planeja expandir sua atuação no interior e agora vai oferecer cursos de qualificação profissional na Região dos Lagos, visando promover o desenvolvimento da indústria local. O primeiro município a ser contemplado é São Pedro da Aldeia, em que se estuda a viabilidade de implementação do projeto Rota do Sol, estruturando assim a Firjan Senai/Sesi para o território.
O projeto atenderá ainda demanda dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Saquarema. Para isso, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fábio da Silva, foi recebido na última segunda-feira, 8, pelo presidente e vice-presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin e Sérgio Kumio Yamagata, respectivamente, além do 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Ao lado do secretariado da gestão municipal, o prefeito conheceu a estrutura da Firjan SENAI SESI São Gonçalo e analisou com a equipe técnica, quais cursos e serviços poderão ser levados para a população da Região dos Lagos.
“A Firjan está em grande parte do estado, entregando serviços, produtos, promovendo capacitação e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Estamos avaliando a possibilidade de oferecer esses serviços de grande relevância, tanto para o trabalhador, quanto para o empresário da indústria”, pontuou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, que identifica em São Pedro da Aldeia uma oportunidade de a Firjan fortalecer a sua atuação.
A partir de estudos de mercado foram identificadas as vocações da localidade e entre os cursos cotados estão os de Logística, Telecomunicações, Energias Renováveis e Construção Civil.
“A interiorização dos serviços oferecidos pela Firjan SENAI SESI é de grande necessidade e importância. Temos um grande potencial na localidade e vejo com muito otimismo essa possibilidade de instalarmos uma unidade na região”, destacou o 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Com formação em ensino técnico, o prefeito Carlos Fábio da Silva busca a melhor localização para a instalação de uma futura unidade da Firjan SENAI SESI. A partir de estudos na região, avalia-se um local com melhor logística e área para a estruturação de laboratórios onde serão ofertados os cursos para a formação técnica.
“Estamos em uma região que cresce muito, temos muitas empresas e a mão de obra qualificada é muito difícil. Esse projeto é muito importante para a região como um todo, tanto para os empresários quanto para os profissionais”, disse o prefeito que na ocasião, lembrou da importância que o ensino técnico teve para a sua formação profissional.
“As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexos são para uso restrito e confidencial, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você a tiver recebido por engano, por favor, notifique imediatamente ao remetente e remova a mensagem e qualquer anexo de seu sistema. A Firjan não se responsabiliza por qualquer omissão ou falhas contidas nesta mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou por prejuízos provenientes de quaisquer alterações de seu conteúdo. Esta mensagem é de responsabilidade de seu autor e seu conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da empresa”.