Nesta segunda-feira (10/04), começa a vacinação contra a influenza. O objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. Para ser vacinado, o cidadão deve levar identidade, CPF ou cartão do Sus e em relação ao grupo de comorbidades, apresentar laudo, receita médica ou documento que comprove a patologia.
A campanha vai ser realizada em uma só etapa para os grupos prioritários: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos que seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Mariana Gulão, não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe. “É fundamental a participação dos indivíduos dos grupos prioritários na campanha”, acentuou a coordenadora.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais