Na última quinta-feira (09/03), o reitor Antônio Cláudio garantiu que o Restaurante Universitário (RU) vai ser adicionado no projeto das obras do bloco A e B de Rio das Ostras. O reitor afirmou que não seria um espaço para alimentação, mas sim um bandejão como o de Niterói.
A luta pelo bandejão começou em 2018 a partir de uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais do deputado federal Glauber Braga que foi destinada especificamente para o RU em Rio das Ostras. Com essa emenda, os estudantes travaram sua luta para conquistar o direito da alimentação para todos.
Porém a emenda parlamentar não foi empenhada, pois a reitoria barrou a construção do RU, com a desculpa de que já existia um projeto pronto para a utilização do terreno vazio, que seria o bloco A e B, e também, segundo eles o valor recebido não seria suficiente.
Foi no final do ano passado que finalmente houve uma nova oportunidade de construir o tão sonhado bandejão. Em dezembro, foi divulgada a notícia de que o Reitor havia ido até Brasília com o intuito de conseguir 13 milhões de reais em emendas parlamentares para que pudessem dar continuidade no projeto de construção do bloco A e B.
A partir dessa informação, os estudantes de Rio das Ostras se mobilizaram para exigir que fosse adicionado ao projeto já existente o Restaurante Universitário, uma vez que comer é de extrema urgência. No primeiro momento foi informado aos estudantes que eles iriam sim construir um RU, mas depois receberam um e-mail da direção informando que na realidade seria um espaço independente para esquentar e guardar alimentos, o que não resolveria de fato o problema: a falta de alimentos.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz (DCE-UFF), “a luta ainda não acabou de fato, pois vai acabar apenas quando o bandejão estiver de pé e funcionando. Mas ainda assim é motivo de comemorar a luta dos estudantes e a sua vitória”.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais