Nesta quinta-feira (02/03), a Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Macaé realizou o pagamento da primeira parcela do defeso do camarão para 500 beneficiados, sendo 450 pescadores e 50 descascadeiras. A informação foi passada pelo secretário de Pesca, Jair Gomes, que comemorou a agilidade na ação. Cada contemplado receberá o total de três parcelas de um salário mínimo cada.
De acordo com Jair Gomes, “mais uma vez o governo Welberth Rezende mostra humanização e hoje conseguimos efetuar em tempo recorde o pagamento da primeira parcela para os pescadores e descascadeiras”.
O defeso começou no dia 28 de janeiro mas a pesca do camarão e piracema só vai estar liberada em 28 de abril. Os 450 pescadores beneficiados e as 50 descascadeiras fazem frentes de trabalho com um calendário de atividades a cumprir, onde se incluem: participação em palestras educacionais e limpeza do patrimônio ambiental, compreendidos pelas orlas da Praia da Barra, Pontal, Rio Macaé e Ilha do Francês.
A Lei Federal nº 10.779 proíbe a pesca do camarão nos meses de janeiro, fevereiro e março, desde 2003. Com isso, o defeso visa manter a capacidade de auto renovação da espécie e a sustentabilidade das famílias pesqueiras. A pesca dos camarões rosa, branco e sete barbas é proibida nesse período em todo o Estado do Rio de Janeiro.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais