spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Tartarugas nascem na Praia da Enseada, em Rio das Ostras

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Neste último domingo (26/02), mais filhotes de tartaruga seguiram rumo ao mar, em Rio das Ostras. Os animais, da espécie conhecida como cabeçuda (Caretta caretta) nasceram na Praia da Enseada das Gaivotas.

A mãe tartaruga colocou os ovos no dia 3 de janeiro deste ano, na Praia de Costazul, em um local de muita movimentação de pessoas e na margem da erosão da Praia. Para proteção dos filhotes, o ninho foi realocado pelos técnicos na Praia da Enseada, naquele mesmo dia.

Na noite de sábado (25/02), cerca de 130 tartarugas nasceram na Praia da Enseada. E no domingo (26/02), biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/Ambipar, capacitados pelo Projeto Tamar, acompanhados pelos técnicos e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, estiveram no local para a abertura do ninho e realizaram a soltura de mais de 40 filhotes no fim da tarde.

Essa é a terceira ocorrência desde o início do ano, quando foram realocados ninhos de tartarugas que realizavam desovas em locais de maior frequência de turistas em praias de Rio das Ostras nesta época de veraneio.

O biólogo e superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jolnnye Abrahão, ressalta a importância do monitoramento destas ocorrências no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro. Além disso, reforça a necessidade da realização de parcerias com instituições de pesquisa e ações de Educação Ambiental para a conscientização da população.

“Precisamos conscientizar os moradores do Município acerca das riquezas naturais presentes na Zona Costeira de Rio das Ostras, como a de espécies marinhas de quelônios e cetáceos”, explica o biólogo Jolnnye Abrahão.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img