Referência em educação no Ensino Médio e com índice de aprovação de 80% para universidades públicas, o Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) também comemora os resultados da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2022, os estudantes receberam destaque, trazendo para o CAp cinco medalhas, duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de certificados pela participação na Mostra de Foguetes.
A professora de física, Nicolle Coutinho é a representante da Olimpíada de Astronomia no CAp e destaca a importância do envolvimento dos alunos em atividades científicas como essa. “Participar de olimpíadas confere ao aluno o contato com conteúdos que nem sempre são dados nas disciplinas regulares em sala de aula. A maior importância é justamente essa, a oportunidade de obter novos conhecimentos. Outro benefício é que os resultados em olimpíadas têm sido usados como forma de ingresso em universidades como a USP”, revela.
Entre os participantes da OBA está Joana Diniz, medalhista de ouro em sua primeira participação. O resultado rendeu outras portas de acesso a mais conhecimento. Em janeiro deste ano, a aluna participou da Escola de Verão do Instituto de Física da UNESP, em São Paulo, além de estar na seletiva para tentar uma das vagas na seleção brasileira de Astronomia.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*