spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Campos une cidades vizinhas na Instância de Governança Regional Costa Doce

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A subsecretaria de Turismo de Canpos promoveu na tarde desta segunda-feira (30), reunião com gestores e representantes dos municípios que compõem a Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce. A principal pauta foi a regulamentação da nova IGR, para fomentar o turismo na região que engloba Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Foto de Prefeitura de Campos dos Goytacazes

“A gente pensa o turismo de forma regional. Então, quanto mais forte for a nossa região, mais forte será a nossa atividade a nível de município. A gente prima pelas reuniões periódicas da nossa IGR e esse é um diferencial que a gente tem, o de conseguir estar sempre discutindo todos os detalhes que envolvem o fomento da atividade turística. Hoje, a pauta foi tornar a nossa IGR uma personalidade jurídica oficial, com um CNPJ para que essa personalidade jurídica possa ser uma ferramenta de fomento, de elaboração de projetos e captação de recursos para o desenvolvimento de uma política pública de turismo”, explicou a subsecretária de Turismo de Campos, Patrícia Cordeiro, que também é presidente do Conselho de Turismo da Região Costa Doce (Conturdoce).

A reunião dos representantes da IGR Costa Doce também contou com a participação do presidente da IGR Costa do Sol, Marco Navega.

Foto de Prefeitura de Campos dos Goytacazes

“A aproximação das duas instâncias regionais é fundamental para o desenvolvimento do turismo da região. Dentro do programa de regionalização do turismo se prevê a regulamentação das instâncias de governança regional e a Costa Doce é uma delas, com Patrícia Cordeiro como presidente. Se a gente for analisar o cenário nacional, a gente tem o estado de Minas Gerais com 44 IGRs e todas formalizada. No Rio de Janeiro, das 12 IGRs, temos, formalizadas, a Costa do Sol e Serra Verde Imperial e, agora, a Costa Doce buscando essa formalização e abrindo caminhos para receber recursos federais e de emendas parlamentares, entre outros”.

Navega destacou a importância. “Patrícia caminha com secretários de outros municípios para formalizar a Costa Doce e isso será uma evolução enorme, porque nós estamos atendendo aquilo que está previsto nas normas da lei geral do turismo, do nosso Ministério do Turismo. Então, não é uma vontade deles isolada, é uma necessidade termos as IGRs formalizadas. A Patrícia está dando esse pontapé inicial, trazendo a responsabilidade para ela e os gestores dos outros municípios aqui representados e a gente caminha pra ter a Costa Doce participando da promoção de eventos turísticos, captação de recursos, do Governo Federal, do Governo Estadual e isso significar promover de fato o turismo regional”, completou o presidente da IGR Costa do Sol.

Foto de Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A subsecretária de Turismo comentou outra pauta da reunião. “Outro assunto discutido foi a possibilidade de trazer técnicos de Brasília para qualificar nosso pessoal para trabalhar com fomento, com captação, elaboração de projeto, deficiência que todas as todos os municípios apresentam, especialmente diante das mudanças introduzidas pela Lei 14.133 (Nova Lei das Licitações), que passa a vigorar a partir de 1º de abril, e isso impacta muito a nossa atividade. Então, discutimos a possibilidade de a gente, enquanto região, trazer técnicos para qualificar nosso pessoal”, conluiu.

A secretária de Cultura e Turismo de Cardoso Moreira também destacou a importância da regionalização da atividade turística pelos municípios. “Desde que assumi a pasta, consegui enxergar a potencialidade de Cardoso Moreira e entendi que o turismo é um segmento que a gente precisa desenvolver não em nível municipal, mas regional, porque a nossa Costa Doce é uma região rica, de uma história muito bonita. É lógico que os municípios têm as suas particularidades, mas enquanto região nosso potencial turístico é gigantesco. Então, quero parabenizar Patrícia, que tem sido uma grande incentivadora e tem chamado os municípios para que, juntos, a gente consiga ter uma representatividade”, declarou Mariana Shinagawa.

Foto de Prefeitura de Campos dos Goytacazes

*Estágiario sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img