Vai aportar em águas cabofrienses nesta sexta (20) o navio inglês Aurora P&O, com cerca de dois mil turistas. O desembarque acontece às 8h no Terminal de Transatlânticos de Cabo Frio.
A chegada do transatlântico celebra a retomada da temporada de cruzeiros na cidade, que estava suspensa há dois anos por conta da pandemia. A estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) é de que o turista deste segmento gaste, em média, R$ 550 durante a estadia.
“A volta dos transatlânticos é muito importante para nossa economia, uma vez que os turistas compram em nosso comércio, fazem passeios, contratam guias… E também podem ser incentivados a retornarem à Cabo Frio em outras oportunidades, hospedando-se na cidade”, avalia Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau (C&VB).
Os turistas que desembarcarem do navio passarão pela Passagem e centro histórico, Praia do Forte, Ilha do Japonês, Rua dos Biquínis e visita ao Espaço Cultural do Surfe, onde serão conduzidos pelo ex-atleta Victor Ribas.
Vale destacar que em 05 de março outro navio aporta no Terminal de Transatlânticos de Cabo Frio: trata-se do Voyager Of The Seas, que trará 675 canadenses e americanos em sua maioria.
“Estamos vendo essa operação como um recomeço, afinal esse é o primeiro transatlântico que a cidade receberá desde o início da pandemia. Em um trabalho conjunto entre as secretarias, estamos atuando para consolidar Cabo Frio na rota dos cruzeiros marítimos”, disse a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro.
Para César Fernandes, diretor de Cruzeiros Marítimos do Cabo Frio C&VB, a chegada de cruzeiros à cidade contribui com a vinda de turistas internacionais, posicionando o nome de Cabo Frio como um dos principais destinos de turismo de lazer do mundo.
“A cidade ganha uma publicidade gratuita, um investimento em imagem de proporções que nenhuma secretaria de Turismo teria condições de arcar. São empresas grandiosas que levam fotos e informações de Cabo Frio para um público de relevância para o destino”, finaliza.
Importante frisar que o desembarque é confirmado poucas horas antes, a depender das condições climáticas. Caso não estejam favoráveis, as embarcações podem ter a rota alterada.