O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) participou, nesta segunda (09), de um encontro com governadores e representantes dos 27 estados com os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A reunião serviu para debater medidas contra novos atos antidemocráticos que possam acontecer em outros pontos do país.
A reunião acontece um dia após os ataques de vandalismo e as invasões do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF. “É um momento importante para mostrar maturidade política dos governadores que vieram em massa em apoio suprapartidário à democracia e às instituições”, acredita Castro.
Para o governador, o encontro mostrou sinal de coesão, apesar de posicionamentos políticos conflitantes nas urnas durante o pleito passado. “O país precisa ser unificado e os governadores deram um sinal de união federativa”, afirmou Cláudio Castro.
Após a reunião, o governador acompanhou a comitiva que, a pé, seguiu até a sede do STF para verificar os danos ao patrimônio. Durante os atos terroristas, muitos danos contra o prédio histórico foram realizados, sobretudo no interior e no plenário, que foram praticamente destruídos.
Vale lembrar que, também nesta segunda, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado se reuniram nesta segunda. Um grupo de trabalho foi criado para monitorar, em tempo real, vias e prédios públicos e privados.