Dados da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro (ABIH-RJ) apontam que Arraial do Cabo foi o destino mais procurado do interior do estado pelos turistas para passar o Réveillon 2023. Os dados apontam que a cidade teve ocupação hoteleira de 98,40% na noite do dia 31 de dezembro de 2022 para o dia 1º de janeiro de 2023.
“Já esperávamos um bom desempenho, graças ao arrefecimento da pandemia e ao trabalho de promoção que os players do turismo fizeram ao longo deste ano, promovendo a retomada do turismo no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes.
Em destaque, de acordo com Alfredo, está o retorno dos turistas estrangeiros, principalmente norte-americanos e europeus. Outras cidades da Costa do Sol também registraram bons índices de ocupação hoteleira. Caso de Cabo Frio (94,70%), Armação dos Búzios (94,50%), Macaé (86%) e Rio das Ostras (85%), que ficaram nas 3°, 4°, 14° e 15° colocações no ranking, respectivamente.
“Atingir esse percentual só é possível com um olhar cuidadoso para cada município e com investimento para que o viajante tenha oportunidade de visitar com segurança as atrações culturais e históricas, que valorizam a identidade cultural do cidadão fluminense. Isso tudo promove a economia e a melhor política pública que existe, que é a geração de emprego e renda”, ressaltou o governador Cláudio Castro.
Vale lembrar que o Governo do Estado, por meio da Setur-RJ, anunciou recentemente o plano estratégico TurismoRJ + 10 Anos, que promete colocar o estado como um todo nas prateleiras de destino turístico prioritário em tod o mundo.
“É incrível a vocação turística do Rio de Janeiro. Desde a retomada pós-pandemia o estado vem batendo recorde atrás de recorde no setor. Este ano, vamos implementar as ações estratégicas do programa TurismoRJ + 10 Anos, que vai consolidar o Rio de Janeiro como referência turística no cenário mundial ao longo da próxima década”, concluiu o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.