A correria do dia a dia acabou fazendo com que muita gente não conseguisse comprar os presentes de Natal dos familiares e amigos. Visando ajudar os consumidores a não ser lesados, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) divulgou dicas para quem acabou deixando tudo para a última hora.
De acordo com o órgão, é preciso tomar cuidados na compra de produtos para evitar problemas diante de possíveis trocas. A recomendação, também, é planejar para evitar desperdício, observar a data de validade dos produtos, as informações do rótulo e se a embalagem está de acordo.
Vale lembrar que a troca sem defeito aparente é uma cortesia do estabelecimento. “Além disso, tanto pela Internet, quanto nas lojas físicas, o consumidor deve perguntar sobre a ‘política de troca’, uma vez que as lojas não são obrigadas a trocar o produto posteriormente porque a pessoa presenteada não tenha gostado da cor, modelo ou porque o tamanho não serviu”, destacou o secretário da pasta, Gilcimar Prata.
O comprador deve também perguntar pela garantia do produto, se existe algum prazo contratual além do prazo legal. A orientação, inclusive, é que haja solicitação por escrito. Outra forma de minimizar aborrecimentos futuros, principalmente quando se trata de eletroeletrônico, é solicitar que o produto seja testado e conferir se está funcionando corretamente ainda na loja, se possível.
Compras online – Já nas compras online, o Procon destaca que o comprador deve observar sempre a confiabilidade do site, para evitar fraudes e golpes e ficar atento também à previsão de entrega.
Vale lembrar que o Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, email: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).