Por conta de alguns pontos de alagamento, a Defesa Civil de Rio das Ostras, mantém a cidade em situação de Emergência Nível II. De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, “as áreas às margens do Rio Jundiá, que corta os bairros Âncora, Village e Cláudio Ribeiro, estão escoando gradativamente devido à redução do nível do rio”.
“Algumas ruas continuam com um grande acúmulo de água, principalmente em Cidade Praiana e Cidade Beira Mar, mas já se percebe o escoamento gradativo também. A Defesa Civil continua nas ruas fazendo a avaliação de danos e em apoio à população atingida”, afirma a nota.
Equipes da Guarda Civil Municipal continuam de prontidão para auxiliar nos locais que foram afetados pelas fortes chuvas. As equipes das Secretarias municipais de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca também continuam realizando o trabalho de limpeza de bueiros e ruas nas áreas onde já é possível ter acesso e retirada de árvores que caíram e obstruíram vias.
Cinco pessoas seguem desabrigadas. Elas foram acolhidas no Centro Integrado de Convivência (CIC), em Nova Esperança. Outras 20 pessoas em situação de rua, que estavam abrigadas na Casa do Sorriso, foram deslocadas para o Colégio Professora América Abdalla, em Nova Esperança.
81 desalojados tiveram auxílio das equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal para deixarem suas residências e irem para locais seguros. Uma equipe da Defesa Civil Estadual (REDEC 09) esteve na cidade acompanhando os trabalhos da Defesa Civil Municipal para formalização dos Protocolos de Emergência e homologação da Situação de Emergência Nível II.