Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que os casos de Covid-19 no Estado apresentaram, na última semana, tendência de redução. Ouve queda no número de casos por início dos sintomas, das taxas de positividade de antígeno e RT-PCR e de atendimentos à casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da rede estadual.
De acordo com a SES, a análise considera os dados registrados nas semanas epidemiológicas de 13 a 19/11 e de 20 a 26/11. Nesse período, o número de casos por início dos sintomas registrado apresentou redução de 57,53%.
“Os indicadores da Covid-19 estão começando a apresentar uma redução, o que poderá ser confirmado nesta semana. Apesar disso, o número de internações ainda segue com estabilidade, principalmente de pessoas com 60 anos ou mais”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas UPAs da rede estadual tiveram queda de 15% no período analisado. Já as solicitações de leitos para tratamento da Covid-19 também apresentaram redução na semana de 20 a 26/11, com uma média de 26 pedidos por dia. Na semana anterior, a média de solicitações era de 32 leitos por dia.
Na onda causada pela variante Ômicron em janeiro e fevereiro deste ano, a média diária de solicitações de leitos chegou a 177, incluindo enfermaria e UTI. E no pico da onda causada pela variante Gama, em março de 2021, essa média diária chegou a 422 solicitações.
“Por isso, fazemos um alerta para que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal retornem aos postos de saúde para receber a imunização. As vacinas são seguras e ajudam a evitar casos graves, internações e óbitos pela doença”, concluiu Chieppe.
Macaé – Na principal cidade da Costa do Sol, o número de casos se manteve estável na última semana, registrando queda de testes positivados.
“Registramos uma alta nas últimas duas semanas, mas algumas medidas foram intensificadas e hoje os números mostram uma redução de casos positivos”, frisou o prefeito Welberth Rezende.
Segundo a secretária adjunta de Alta Complexidade, Mayara Rezende, não foram registradas novas internações e nem óbitos na última semana. “Os pacientes internados estão nos leitos de enfermaria. Estamos otimistas com os novos dados de Covid-19 no município”, disse.