O desenvolvimento conjunto foi fortalecida entre oito municípios da Costa do Sol nesta quarta (30). A Rede Lagos, que integra agentes do poder público em prol do desenvolvimento econômico, foi lançada em Saquarema com representantes das cidades inseridas no projeto.
Integram a rede as cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. De acordo com o Sebrae, a Rede Lagos tem o propósito principal de trabalhar pelo desenvolvimento integrado e colaborativo dos municípios.
“A Lei Geral das Micro e Pequena Empresa já contempla a criação dos Agentes de Desenvolvimento dos Municípios. Esse trabalho já foi feito. Agora a gente conectou esses agentes criando a nossa rede, que é de conexão, troca, articulação em prol de solução para problemas conjuntos e também novas ideias e inovação na gestão pública”, destacou Ana Claudia Melo Vieira, coordenadora regional do Sebrae na Região dos Lagos.
Se engana quem pensa que o trabalho ainda não começou. “Um planejamento foi elaborado após uma análise socioeconômica da região, com muita capacitação, coesão e planejamento. Baseado nesses indicadores, que já existem, os agentes estão propondo soluções e ações”, explicou Ana Cláudia.
A prefeita anfitriã, Manoela Peres, falou sobre a necessidade de se criar esse ambiente de negócios de forma conjunta com as demais cidades da região. “Foram 11 encontros. Imagina quantas ideias já não foram trocadas, quanto conhecimento não foi trocado entre eles. Com essa rede que está sendo desenvolvida, além de ter facilidade para resolver nossos problemas, a gente consegue desenvolver o nosso município”, acredita Manoela.
Representantes de diversas cidades participaram do evento de lançamento da rede. Caso de Marco Simas, secretário de Turismo de Arraial do Cabo. “Essa rede ajuda muito. A gente trabalha um turismo regional, por exemplo. Temos municípios com características diferentes e uma diversidade grande de atrativos. A gente saber o que os municípios estão fazendo de diferente, as cidades podendo se ajudar, é muito importante”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Aurora Siqueira, também esteve presente junto com os agentes de desenvolvimento da cidade. “Ninguém faz nada sozinho e é por isso que Rio das Ostras entende esta Rede de Agente de Desenvolvimento como uma grande oportunidade de desenvolvimento turístico, cultural, econômico e social”, acredita.
Duas palestras marcaram o evento de lançamento, que aconteceu nesta quarta (30). A primeira foi do consultor do Sebrae Marcus Macedo, que falou sobre a modernização da Gestão Pública. Em seguida, o prefeito de Teresópolis Vinícius Claussen, vencedor no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor em 2022, palestrou sobre o sucesso à frente da cidade da região serrana.
“O Sebrae me ajudou muito na minha gestão, é uma instituição incrível. Quando eu ganhei a eleição em 2018, a primeira pessoa para quem liguei foi a gerente do Sebrae na Região Serrana. Já participamos de diversos programas e tudo isso criou um legado de transformação para Teresópolis”, pontuou.
Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos – A Rede de Agentes de Desenvolvimento tem como objetivo a integração a nível regional dos agentes da iniciativa pública de diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico.
Dentro da metodologia de formação e concentração de redes em todo o estado do Rio de Janeiro, existe um processo que começa com o mapeamento e um convite inicial, seguido por capacitações e um diagnóstico de realidades socioeconômicas da região.
O planejamento feito durante a formação da rede de ADs é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os esforços que os países, estados e municípios se comprometem a fazer para melhorar a qualidade de vida da população.