Durante a primeira reunião para o planejamento da Operação Verão 2023, ficou definido que Rio das Ostras terá um reforço na segurança durante a estação mais quente do ano. A cidade deve receber um contingente extra de 30 policiais militares, fruto de uma cooperação entre Estado e Município.
“Este será praticamente o nosso primeiro verão pós pandemia. É preciso nos prepararmos para receber os turistas que buscam nossas belas praias, além de servir aos nossos moradores de forma adequada e com agilidade”, disse o Secretário de Segurança Pública, Evandro da Silva Carvalho.
O encontro, que aconteceu na última sexta-feira (25), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, debateu ainda fiscalização das orlas e pontos turísticos, trânsito e mobilidade urbana. Ficou definido, também, que as ações devem começar no período da alta temporada, entre dezembro e fevereiro de 2023.
“Nós teremos um verão com muitos eventos. Serão quatro finais de semana, do dia 13 de janeiro até 05 de fevereiro. Às sextas os eventos estarão concentrados no Centro da cidade e aos sábados e domingos em Costazul com muitas atividades esportivas e shows programados”, falou a secretária Aurora Siqueira.
Gabinete de Ações – Medida aprovada nesta segunda (28) pelo prefeito Marcelino Borba, durante a reunião de sexta (25) foi sugerida a criação de um “gabinete de ações” para este período de alta temporada. A ideia é que o novo gabinete possa integrar e agilizar as ações da fiscalização, segurança pública e demais órgãos envolvidos nas demandas.
Em nota, a Prefeitura de Rio das Ostras afirmou que “todas as ações têm como objetivo principal proporcionar ao cidadão que mora ou vem para Rio das Ostras a tranquilidade de poder curtir o verão com mais segurança e ordenamento”.
As demais medidas necessárias estão sendo ajustadas entre as secretarias de Rio das Ostras para dar início às ações.