As fortes chuvas que caíram em São Pedro da Aldeia entre sábado (26) e domingo (27) deixaram a cidade em mobilização total; um decreto que colocou a cidade em situação de emergência foi publicado pelo prefeito Fábio do Pastel ainda no domingo.
De acordo com a determinação, todos os órgãos municipais irão atuar sob a coordenação da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
O texto também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações, com o objetivo de assistir à população afetada pelas chuvas.
O Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, em relatório divulgado, frisou que por conta das chuvas o solo está extremamente saturado e com baixa capacidade de drenagem.
A recomendação do projeto é a de que, se possível, os moradores permaneçam em casa durante a ocorrência de chuva forte, ou no trabalho até que amenize o risco. Deve-se evitar sair de carro ou entrar em ruas alagadas.
Em caso de emergência, a recomendação é a de entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e/ou com a Defesa Civil, através do número 199.