Nesta quinta-feira (24) aproximadamente 45 alunos do 3° ano do ensino médio do CIEP 393, Prefeito Carlos Emir Mussi, de Macaé, puderam conhecer o Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã. No local, a diretora do espaço, Renata Queirós, recebeu os estudantes.
A diretora compartilhou com os alunos a história de Quissamã e da casa que hoje está localizado o Sobradinho.
“O Centro Cultural visa agregar iniciativas educacionais e culturais. Temos o salão de exposições, sala de música, de multimídia, de leitura, biblioteca infantil e um mini palco para atividades teatrais. O prédio também possui a Biblioteca Pública, o cinema e uma réplica da antiga Estação Ferroviária, além de ofertar diversas oficinas de arte”, explicou Renata.
Andréa Ramalho é animadora cultural e também esteve presente juntamente os alunos na visita a Quissamã.
Durante a visita, além do Sobradinho, eles conheceram a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro e o Complexo Cultural Fazenda Machadinha, onde puderam estudar as origens e ancestralidades, já que muitos alunos são pretos e pardos da comunidade da Aroeira.
O professor de filosofia, Ricardo Valadão, explicou a importância deste passeio para os jovens.
“Essa atividade tem a função de apresentar para os estudantes, a história, os costumes, a arquitetura, e a cultura regional, dando destaque a produção humana local, assim como o resgate da cultura afro-brasileira. Como eles estudaram a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de ‘história e cultura afro-brasileira’ dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares, nada melhor do que poder explicar na prática”, explicou.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes