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Procon de São Pedro da Aldeia traz orientações para os consumidores seguirem durante a Black Friday

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Com a chegada da Black Friday, nesta sexta-feira (25), o maior evento de ofertas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de São Pedro da Aldeia orientou os consumidores para ajudar a evitar possíveis fraudes e golpes.

Detalhes importantes devem ser observados, como possibilidade de troca, parcelamento e condições de entrega, assim como verificar a segurança do site em caso de compras online.

Mário Lisboa, diretor do Procon, ressalta os cinco itens que o consumidor deve se atentar para evitar problemas.

“A pesquisa, o Código de Defesa do Consumidor, verificar a segurança das lojas virtuais, ficar atento ao frete e conhecer o Direito de Arrependimento são os grandes aliados do consumidor durante a Black Friday. Já os fornecedores devem ficar atentos às normas que regem as relações de consumo”, destacou.

Os comércios deverão divulgar informações clara e objetivamente para não induzir o comprador ao erro ou o deixar com dúvidas. Os preços devem ficar visíveis e afixados nos produtos.

Entre os itens que o Procon recomenda que o comprador observe estão pesquisa prévia de preço e de itens deu seu interesse. Também é importante avaliar o valor do produto antes da Black Friday.

Em lojas virtuais, sempre verifique se o site usa o protocolo HTTPS com ícone de cadeado fechado, indicando segurança do site. Sempre verifique o histórico da empresa e reclamação de clientes.

Além de verificar condições de pagamento, opções de parcelamento e juros praticados, também deve-se analisar o valor do frete. Algumas empresas podem tentar compensar o desconto dos produtos ao colocar um valor mais alto no frete.

O Procon também alerta para o direito de arrependimento de compra, descrito no Código de Defesa do Consumidor. Para compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem até sete dias para desistir da compra a partir da compra ou recebimento.

Também é preciso estar ciente do Código de Defesa do Consumidor, para entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor de sua região.

Caso o cliente tenha um problema com sua compra não haja uma solução por parte da loja, o cidadão pode oficializar sua demanda com o Procon de São Pedro da Aldeia.

A população pode encaminhar denúncias e esclarecer dúvidas pelo WhatsApp, no número (22) 2627 6086, que também recebe ligações, ou na sede do Procon, na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

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