Os pescadores de São Pedro da Aldeia têm motivos para comemorar. Com o fim dos três meses de defeso da Lagoa de Araruama, o pescado teve seu período de reprodução respeitado e a qualidade dos peixes aumenta. Apenas no primeiro dia de liberação da pesca, foram capturadas mais de 14 toneladas de pescado entre tainha, carapeba e perumbeba, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente.
O presidente da Associação de Pescadores da Baleia, Paulo César Pinheiro, mais conhecido como Azeredo, está animado com a volta das atividades. Pescador há quase 40 anos no município, ele destaca a qualidade do pescado após o defeso.
Durante os três meses de defeso, foram realizadas operações em conjunto com outros municípios por toda a lagoa. Ao todo, foram apreendidas 3 redes de aproximadamente 900 metros de malha 40; 1 rede aproximadamente 60 metros malha 30; 2 redes de arrasto de 8mm com aproximadamente 100 metros; 2 tarrafas de 3 metros malha 8 e 2 varas de pescas com molinete com anzol.
Defeso é um período em que fica proibido todo tipo de pesca na Lagoa de Araruama nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio (Canal do Itajuru), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O objetivo é a preservação do ecossistema, já que esta é a época do ano em que as espécies costumam se reproduzir. A pesca parou em 1º de agosto e foi retomada esta semana, no dia 31 de outubro.