Nesta quarta-feira (2) acontece em todo o Brasil o feriado do Dia de Finados e algumas cidades da Costa do Sol estão preparando a cidade para receber esta data.
A Prefeitura de Macaé deu início, em outubro, a melhorias nas condições dos cemitérios da cidade para celebrar a data.
Os agentes de combate de endemias (ACEs) fizeram ações nos cemitérios de Imbetiba, Igualdade, Santíssimo, São João Batista e São João do Barreto. Outros cemitérios incluídos nos preparos são os de Córrego do Ouro e Frade, na região serrana.
As ações seguiram com serviços de bloqueio na Virgem Santa, no cemitério Memorial da Igualdade, e com trabalhos de controle de leptospirose, no Parque Aeroporto. De acordo com a Prefeitura equipes de controle de roedores foram aos cemitérios para fazer a desratização.
Búzios divulga programação do Dia de Finados
Em Búzios, a Prefeitura informou a programação e funcionamento do Cemitério de Sant’Anna, o local funcionará para visitação de 8h às 17h. Uma missa acontecerá na Capela de Sant’Anna às 19h.
No mesmo dia, das 8h ao 12h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda estará com um plantão especial de atendimentos. Haverá o atendimento administrativo do cemitério na sede localizada na praça Santos Dumont.
Cabo Frio administra preparação de cemitérios para o feriado
Em Cabo Frio, os cemitérios foram preparados para recepcionar o público durante o feriado, em 2 de novembro. Os funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão, desde o início de outubro, trabalhando na pintura, capina e fazendo pequenas reformas em todos os cemitérios.
Espera-se que mais de 10 mil pessoas visitem os três cemitérios. Agentes da Secretaria de Saúde também trabalharam no combate de insetos e pragas, com aplicação de repelentes e inseticidas.
As ações da Prefeitura cuidaram do Cemitério Santa Isabel, no bairro Portinho, o Cemitério Jardim dos Eucaliptos, no Jardim Esperança, e o Cemitério do Araçá, em Tamoios, que na próxima quarta-feira (2), funcionarão das 8h às 17h.
Durante o dia pessoas autorizadas poderão trabalhar com venda de flores nos arredores dos cemitérios. Os ambulantes precisaram recorrer a um requerimento na Prefeitura e abriram um processo administrativo para comercialização.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes