spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Pela terceira vez Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi conduzido para exercer o cargo de Presidente da República. Ele foi declarado vencedor com 50,9% dos votos válidos. Com isso, Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente da história a não conseguir se reeleger estando no mandato.

O ex-presidente, que comandou o país entre 2003 e 2010, terá como vice-presidente o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). Nos dois primeiros mandatos, o substituto imediato fora o empresário José Alencar (PRB), falecido em 2011.

Lula liderou as principais pesquisas de intenção de voto desde o início do pleito e chegou a apresentar índices que apontavam a possibilidade, ainda que dentro da margem de erro, de vencer no primeiro turno. Bolsonaro, no entanto, se valeu de seus votos principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste e conseguiu levar a disputa para o segundo turno.

No primeiro turno, Lula teve 48,43% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro alcançou 43,20% dos votos. Após o primeiro pleito, o petista conquistou os apoios de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), terceiro e quarto colocados na disputa, enquanto Bolsonaro só angariou para si Padre Kelmon (PTB). O partido NOVO, do presidenciável Felipe d’Ávila, se colocou contra Lula e o PT, liberando o voto “conforme a consciência e princípios partidários” de seus filiados.

Vale lembrar que o processo eleitoral que elegeu Lula pode ser considerado um dos mais violentos e polarizados de toda a história da recente democracia brasileira. Diversos episódios de confrontos físicos entre apoiadores do eleito e do presidente Bolsonaro foram registrados ao longo dos 45 dias oficiais de campanha – incluindo mortes – no primeiro turno e dos 28 dias de campanha no segundo turno.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img