Como parte das comemorações ao Setembro Verde, mês que marca a doação de órgãos no país, o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, realiza uma série de ações, entre os dias 20 e 23, no Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da unidade. Dentre a programação, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) ganha o Jardim do Doador, espaço que visa valorizar a coragem de familiares pela doação.
Idealizado pelo psicólogo Luiz Antônio da Silva, o projeto Jardim do Doador de Órgãos busca acolher e confortar famílias que decidem doar órgãos de parentes através do plantio de mudas de jasmim.
“Quando uma família diz sim à doação de órgãos ela proporciona uma segunda chance de vida para outras pessoas. E a criação do jardim tem como objetivo eternizar esse ato de amor” garante o psicólogo.
O Jardim do Doador de Órgãos do Hospital Roberto Chabo ocupará uma área cimmcerca de 100 metros quadrados em frente a unidade. O espaço, segundo a enfermeira Michele Guedes, vai além das homenagens. “Será uma área de acolhimento as famílias com pacientes em suspeita ou já confirmados de morte encefálica”, garante.