O dia 21 de setembro é conhecido como Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Para comemorar esta data, serão promovidas atividades entre o dia 19 e 23 deste mês em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A abertura oficial será na segunda-feira (19), às 10h, na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho.
A iniciativa das ações é da Superintendência PCD, vinculada à Secretaria de Assistência Social. Além da Semana PCD, o órgão também participa de ações referentes ao dia 21.
Segundo Idalina Araújo, superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da cidade, o objetivo da programação é reafirmar as conquistas do segmento, informar sobre os direitos das PCD’s e debater temas como acessibilidade, inclusão, mercado de trabalho, entre outros.
“Setembro é marcado pelo dia 21 e a data tem por objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão para as pessoas com deficiência na sociedade. Tivemos muitas conquistas, mas ainda temos muito a reivindicar, pois o avanço é lento para o segmento e a perda dos direitos é muito rápida. Por isso a relevância deste dia”, afirmou Idalina Araújo.
Segundo ela, em Cabo Frio existem grandes conquistas do segmento, como as associações por área de deficiência, as comissões da OAB e da Câmara e a Superintendência Municipal, que é representada por duas pessoas com deficiência. Porém ainda é necessário avançar em muitos aspectos para que a inclusão seja mais efetiva.
A programação promovida pela Prefeitura acontece do da 19 ao dia 23 em diferentes pontos da cidade.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes