A Prefeitura de Rio das Ostras está lançando o Projeto “Um Corpo com Voz”, voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à sua identidade de gênero. Os interessados podem participar da Oficina da Voz, no Ambulatório de Saúde Mental, no Centro.
O projeto, do Programa Municipal de Saúde Mental, reúne uma equipe multidisciplinar, com formação em fonoaudiologia, psicologia e assistência social. O foco da “Oficina da Voz” é auxiliar travestis e transgêneros, mulheres e homens, que desejam encontrar o timbre de voz que represente seu corpo e sua identidade.
“A este processo de ajuste da voz pelo sujeito que está em adequação e transição com o seu corpo nós chamamos de Confirmação Vocal. Neste processo é possível estar em encontro com seu corpo e as possibilidades expressivas dele pela sonoridade vocal, se confirmando e se encontrando com seus ideais e seu corpo em plenitude. Assim, traremos voz empoderada ao corpo que a possui”, explica a fonoaudióloga Bianca Freitas.
As inscrições podem ser feitas no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Maria Letícia, 45, Centro, às quartas-feiras, das 19h às 21h.