O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado em 19 de agosto. A data é alusiva à memória de pessoas de rua que se foram, mas também comemora os avanços alcançados desde então, e a contínua luta pela garantia de direitos. Macaé, tem avançado na contribuição de políticas públicas de atenção e proteção social à população em situação de rua. Só este ano já atendeu mais de 3.500 pessoas de janeiro até agora.
– Vale destacar que a partir das diretrizes do prefeito Welberth Rezende, democrático e participativo, estamos vivenciando no município uma nova etapa de ações concernentes e adequadas à população que vive em situação de rua. A secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA) tem trabalhado no sentido de criar políticas públicas para essas pessoas, para que elas possam ser reinseridas à sociedade e retornem para suas famílias –, ressaltou o secretário Fabrício Afonso.
A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, define população de rua como “o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.
As pessoas em situação de rua referenciadas no Centro Pop têm diariamente o café da manhã, almoço e lanches, além do espaço que utilizam para o banho e lavar suas roupas. “Durante este tempo contamos com uma equipe completa para o oferecimento desses serviços. Nossa meta é sempre promover dignidade e aumento da autoestima a essas pessoas”, completou Leonardo Cultura, atual coordenador do Centro.
Por que o dia de luta – Foi em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, que ocorreu o então conhecido “Massacre da Sé”, talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua. Nessa data, 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé em São Paulo, como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente.
Serviço do Centro Pop (Das 8h às 17h):
Café da manhã – 8h; Banho e lavagem de roupas – 8h30; Almoço (quentinhas) – 11h30; Lanche – 14h; Banho – 16h; Agendamento para emissão de RG – Todas as segundas feiras, pela manhã; Corte de cabelo – Todas as quartas e sextas-feiras, pela manhã. O encaminhamento para cadastramento no CadÚnico e o atendimento psicossocial é diário.