spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Jovens do Programa Agente Mirim iniciam aula de música através de parceria com a União Quissamaense

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Na última quarta (10), a Prefeitura de Quissamã iniciou uma parceria com a Banda Musical União Quissamaense, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Jovens do Programa Agente Mirim agora aprendem música na associação.

Além do incentivo à música a atividade pretende trabalhar o foco, a disciplina e o comprometimento dos alunos. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã e tarde e terão 30 alunos com idades de 7 a 15 anos.

“Vamos buscar profissionalizar as crianças para que também possam ser músicos independentes, mesmo com vínculo com o projeto da Assistência Social. Dou aula de música há 32 anos e já senti uma conexão muito bacana com eles, que adoraram a primeira aula. Nosso objetivo é trabalhar para que no final do ano os alunos já estejam aptos para uma apresentação”, explicou o músico e professor, Alrênio Barreto.

A banda é um patrimônio do município de Quissamã e oferece aulas de música instrumental gratuitamente para os moradores há quase 110 anos.

“Só tenho que agradecer a prefeita Fátima Pacheco e a secretária Tânia Magalhães, que sempre foram grandes parceiras e incentivadoras do projetos de música. Trazer esses jovens para fazer parte da história da União Quissamaense é de extrema relevância para eles, para a família e para nós”, comentou Barreto.

Às quartas, a aula será com Alrênio Barreto e às quintas-feiras, com Gilmar Ferreira. Será ensinado durante esse tempo os instrumentos de sopro, como flauta, flauta doce e clarinete, entre outros.

Para o grupo mais jovem será apresentada a iniciação musical e para os alunos mais velhos será introduzida a teoria musical, com partitura. Todos os alunos recebem lanche bancado pela Secretaria.

“Importante parceria com a associação. Seria iniciada em 2019, mas a pandemia nos impediu de seguir em frente. A gente acompanha de perto e nossos jovens foram muito bem assistidos. E futuramente, mesmo quando não estejam mais aptos para o Agente Mirim, vão poder continuar na Banda, que é independente ao Programa. O início deles é através do projeto, mas o vínculo dos alunos ultrapassa isso”, destacou a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.

O Programa Agente tem o intuito de promover a proteção social para redução das desigualdades e a inclusão social e produtiva dos participantes, pela efetivação descentralizada da política de Assistência Social. Os objetivos principais são orientar e capacitar crianças e adolescentes no desenvolvimento da autonomia e composição de valores, auxiliando-os nas interações sociais junto à comunidade, estimulando o diálogo, a solidariedade e o respeito mútuo.

As crianças e adolescentes recebem treinamentos distribuídos em módulos com noções de análise de riscos, meios de prevenção, educação ambiental, noções de cidadania, ética, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento e vida em sociedade.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img